terça-feira, 26 de julho de 2016

Terroristas matam padre e são mortos pela polícia na França

Dois homens armados de facas invadiram hoje uma igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray, uma pequena cidade de 27 mil habitantes, tomaram cinco reféns e mataram o pároco, Jacques Hamel, antes de serem mortos pela polícia na França, em mais um ataque terrorista. 

Os dois terroristas entraram pela porta dos fundos da igreja durante a missa e tomaram os cinco fiéis como reféns. Quando um terrorista degolava o padre, uma mulher fugiu a avisou a polícia, que matou os dois homens quando saíram da igreja.

Em sua agência de notícias na Internet Amaq, a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do atentado.

Um dos terroristas, Adel Karmiche, estava na lista de suspeitos de jihadismo dos serviços secretos franceses, havia sido preso, tinha sido solto com uma tornezeleira, mas não não foi monitorado na manhã de ontem, quando cometeu o crime. Por duas vezes, tentou viajar à Síria para aderir ao Estado Islâmico.

O presidente François Hollande prometeu em pronunciamento de três minutos na televisão uma guerra longa e implacável: "O alvo é nossa democracia. É nossa unidade que faz nossa força na guerra contra o terrorismo. Franceses e francesas, formem um bloco. Assim, ganharemos esta guerra - e nós a ganharemos."

Em Roma, o papa Francisco mostrou-se indignado: "Quantas pessoas mais, quantas crianças mais serão mortas?"

Nenhum comentário: