terça-feira, 19 de julho de 2016

Moradores da fronteira EUA-México rejeitam muro proposto por Truman

Cerca de 80% dos moradores que vivem ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México são contra a proposta do pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, de construir um muro entre os dois países, indica uma pesquisa divulgada ontem.

Na pesquisa feita pelo canal de televisão Univisión e os jornais Dallas Morning Post e Cronkite News, 86% dos residentes do lado mexicano e 72% dos moradores ao norte do Rio Grande repudiram o projeto.

Só 10% dos 727 moradores das cidades mexicanas de Matamoros, Novo Laredo, Cidade Acuña, Cidade Juárez, Nogales, São Luís e Tijuana ouvidos na pesquisa são a favor de uma das ideias mais controvertidas da atual campanha eleitoral nos EUA. Do lado americano, 22% apoiam o projeto de Trump.

Quem pagaria a conta? Só 2% dos moradores dos EUA concordam com a proposta de Trump de que o México deve pagar pela obra.

Trump também promete expulsar os 11 milhões de imigrantes ilegais e ameaçou proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, o que é inconstitucional. A Emenda nº 1 à Constituição dos EUA garante plena liberdade religiosa.

Nenhum comentário: