segunda-feira, 11 de julho de 2016

Milhares de venezuelanos vão às compras na Colômbia

Mais de 35 mil venezuelanos atravessaram ontem a fronteira com a Colômbia na cidade de Cúcuta para comprar remédios e alimentos em falta na Venezuela. O governo venezuelano reabriu a fronteira, fechada há meses, durante 12 horas no domingo.

Às cinco da manhã, os venezuelanos começaram a cruzar a ponte Simón Bolívar entre a cidade de Santo Antônio do Táchira e Cúcuta, capital da província colombiana de Norte de Santander.

"Somos de Santo Antônio e honestamente não temos nenhuma comida para dar a nossas crianças, então era injusto a fronteira permanecer fechada", declarou uma mulher à agência de notícias espanhola EFE.

Aquele trecho da fronteira está fechado desde 19 de agosto de 2015 por ordem do presidente Nicolás Maduro a pretexto de combater o contrabando e a infiltração de grupos paramilitares na Venezuela. Depois, Maduro mandou fechar toda a fronteira, de 2.219 quilômetros.

"Compramos arroz, açúcar, manteiga, massa, papel higiênico, tudo o que pudemos trazer", disse Betty Rojas, agradecendo ao governo colombiano.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou Cúcuta na semana passada, quando prometeu pedir a Maduro a reabertura da fronteira.

Nenhum comentário: