domingo, 31 de julho de 2016

Estado Islâmico ataca instalações de energia perto de Kirkuk

A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante atacou hoje duas instalações de energia perto da cidade de Kirkuk, no Norte do Iraque. Pelo menos cinco trabalhadores foram mortos e uma estação de bombeamento de petróleo foi fechada.

Quatro homens armados lançaram o primeiro ataque na estação de compressão de gás AB2, a 15 quilômetros a noroeste de Kirkuk. Quatro funcionários que estavam na sala de controle foram mortos. Forças antiterrorismo contra-atacaram e reassumiram o controle da instalação.

Na fuga, os terroristas foram para o reservatório de Bai Hassan, onde um homem-bomba se autodetonou diante do portão principal para abrir caminho para os outros. Lá dentro, outros dois terroristas suicidas se explodiram, destruindo um tanque de armazenamento de petróleo.

O quarto miliciano morreu em confronto com a polícia. Um engenheiro também foi morto e seis policiais saíram feridos.

A estação de bombeamento enviava 55 mil barris de petróleo por dia para a região autônoma curda. Os guerrilheiros curdos, conhecidos como peshmerga, fazem operações de busca nos arredores à procura de mais terroristas.

O Estado Islâmico já havia atacado outras instalações petrolíferas na região como o campo de petróleo de Cabás, a sudoeste de Kirkuk. A milícia perdeu boa parte dos territórios que ocupava na Síria e no Iraque, mas mantém o controle sobre Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, e seus campos de petróleo.

Com o apoio da coalizão aérea liderada pelos Estados Unidos, o Exército do Iraque e milícias aliadas avançam lentamente rumo a Mossul, que pode ser retomada ainda neste ano.

Nenhum comentário: