quarta-feira, 27 de julho de 2016

Erdogan fecha 16 TVs, 23 rádios e 45 jornais na Turquia

Em sua reação oportunista depois do fracassado golpe militar de 15 de julho de 2016, o presidente Recep Tayyip Erdogan mandou fechar três agências de notícias, 15 revistas, 16 emissoras de televisão, 23 rádios e 45 jornais na Turquia. Quarenta e sete jornalistas foram presos.

Os Estados Unidos e a União Europeia pediram moderação no contragolpe, mas o líder turco ignora seus críticos internos e externos. Desde o golpe, mais de 60 mil militares, policiais, juízes, promotores, professores, intelectuais, jornalistas e outros funcionários públicos foram presos ou demitidos.

Erdogan acusa o clérigo muçulmano autoexilado nos EUA Fethullah Gülen de estar por trás do golpe. Gülen nega tudo. O comando do Estado-Maior das Forças Armadas apontou 8.651 militares ligados ao movimento gulenista, cerca de 1,5% do contingente total.

Os governos ocidentais e organizações de defesa dos direitos humanos manifestaram preocupação com a onda de expurgos e prisões, acusando Erdogan de aproveitar a oportunidade para atacar as oposições, que foram contra o golpe, e ampliar seus poderes.

Nenhum comentário: