sexta-feira, 8 de julho de 2016

Atirador que matou cinco policiais no Texas é identificado

O atirador que baleou 12 policiais ontem à noite na cidade de Dallas, no estado do Texas, nos Estados Unidos, foi identificado hoje como Micah Xavier Johnson, de 25 anos. Ele era negro, veterano da Guerra do Afeganistão e não tinha antecedentes criminais nem ligação com grupos terroristas.

O ataque aconteceu durante manifestações de protesto em várias cidades americanas contra o assassinato de dois negros pela polícia em incidentes diferentes. Depois de horas de negociações com a polícia, Johnson foi morto por um robô-bomba, noticiou o jornal Los Angeles Times.

Durante as negociações, Johnson blefou. Ameaçou explodir uma bomba que a polícia não encontrou: "O suspeito disse que no fim encontraríamos uma bomba", declarou o chefe de polícia de Dallas, David Brown. "Ele queria matar policiais, expressou o desejo de matar brancos, especialmente policiais brancos". Ao mesmo tempo, "expressou raiva em relação ao movimento Vidas Negras Importam."

Na casa dele, a polícia encontrou armas e material para fabricação de bombas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos vivenciando um momento histórico? este momento criará novos protocolos policiais, afinal, os policiais não enfrentarão, apenas protestos pacíficos?

Nelson Franco Jobim disse...

Era para ser uma manifestação pacífica. Não são comuns em outros países ataques a policiais. Aqui, no Rio, um veículo da Força Nacional de Segurança foi baleado no primeiro dia de atuação. Pelo rádio, os agentes se declararam satisfeitos por terem saído vivos. Nem discutiram a possibilidade de pedir reforços e ir atrás dos criminosos.