segunda-feira, 11 de julho de 2016

Al Chababe ataque quartel e mata soldados na Somália

Pelo menos oito soldados do Exército da Somália foram mortos num ataque da rebeldes da milícia extremista muçulmana Al Chababe (A Juventude) a um quartel na região do país conhecida como Baixa Chebele, revelaram hoje fontes militares.

O assalto à base militar de Lanta Buro começou com a explosão de um carro-bomba. Em seguida, milicianos invadiram o quartel.

A milícia, ligada à rede terrorista Al Caeda, afirmou ter matado 30 soldados, mas o Exército só admitiu oito mortes.

Uma decisão recente da União Europeia de cortar a ajuda à missão de paz da União Africana na Somália prejudica a luta contra Al Chababe e as tentativas de estabilizar a Somália, que vive em estado de anarquia desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991.

Desde 2007, cerca de 22 mil soldados da Missão da União Africana na Somália (Amison), com o aval do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tenta manter o frágil governo provisório reconhecido internacionalmente.

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, advertiu que os países africanos não estão em condições de dar o dinheiro que a Europa nega. Há rumores de que os soldados não recebem salário há vários meses.

Nenhum comentário: