quarta-feira, 29 de junho de 2016

Total de mortos no ataque ao aeroporto de Istambul sobe para 42

O número de vítimas do atentado terrorista de ontem à contra o Aeroporto Ataturk, em Istambul, a antiga Constantinopla, maior cidade da Turquia, subiu hoje para 42 mortos e 239 feridos, anunciou hoje o governo municipal.

Treze mortos eram estrangeiros: cinco sauditas, dois iraquianos, um tunisiano, um usbeque, um chinês, um iraniano, um ucraniano e um jordaniano. Dos feridos, 130 continuam hospitalizados.

Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. Pelas características da operação e a escolha do alvo, o governo turco acusa a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. A Turquia também enfrenta grupos rebeldes curdos e de esquerda.

O primeiro-ministro Binali Yildirim afirmou que os três terroristas chegaram ao aeroporto de táxi pouco antes das 22 horas (16h em Brasília) e abriram fogo contra passageiros e policiais perto do setor de revista de segurança do embarque internacional.

Quando um terrorista ferido caiu, um policial se aproximou e percebeu que ele trazia explosivos junto ao corpo. Neste momento, o homem-bomba se detonou. Os outros dois suicidas se explodiram em seguida.

O aeroporto de Istambul, o 11º mais movimentado do mundo, foi reaberto às três da madrugada (21h de ontem em Brasília), mas um terço dos voos foram cancelados e há muitos atrasos.

Nenhum comentário: