terça-feira, 7 de junho de 2016

Reino Unido adverte para risco de terrorismo na Euro 2016

Os estádios e outros locais de concentração de torcedores podem ser alvos de ataques terroristas durante a Euro 2016, a copa europeia de seleções de futebol, que começa na próxima sexta-feira em Saint-Denis, na Grande Paris, e vai até 10 de julho com jogos em várias cidades da França, advertiu hoje o Ministério do Exterior britânico.

A França vai mobilizar 100 mil soldados, policiais e seguranças particulares para patrulhar o evento. Há expectativa de que 2,5 milhões de torcedores assistam aos 51 jogos, a serem realizados em 10 estádios.

A Euro 2016 acontece numa França sob estado de emergência depois dos atentados de 13 de novembro do ano passado, que deixaram 130 mortos, e ainda traumatizada pelo ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo em 7 de janeiro de 2015, também em Paris.

Na onda de atentados de novembro, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante rompeu uma barreira ao tentar infiltrar homens-bomba no Estádio da França, onde Alemanha e França disputavam uma partida amistosa com a presença do presidente francês, François Mitterrand.

Antes, grupos terroristas não alvejavam eventos esportivos, embora terroristas palestinos tenham assassinado 11 atletas israelenses na Olimpíada de 1972, em Munique, na Alemanha. Foi um precedente perigoso.

Os Estados Unidos já haviam alertado os americanos para o risco de atentados na Europa, especialmente na França durante a Euro 2016, mas não citaram nenhuma ameaça específica.

Nenhum comentário: