terça-feira, 7 de junho de 2016

Kuczynski lidera no Peru por apenas 0,36%

Com 95,36% das urnas escrutinadas, a eleição presidencial do Peru ainda está indefinida. O ex-primeiro-ministro conservador Pedro Pablo Kucynski, de 77 anos, lidera com 50,18% dos votos válidos contra 49,82% para a ex-deputada Keiko Fujimori, de 41 anos, filha do ex-ditador Alberto Fujimori.

Filho do médico judeu Maxime Kuckynski, que fugiu da Alemanha, e da professora de literatura franco-suíça Madeleine Godard, tia do cineasta Jean-Luc Godard, o ex-primeiro-ministro tinha cidadania americana. É casado com a americana Nancy Lange, prima da atriz Jessica Lange.

Economista, Kuczynski fez campanha prometendo acelerar o crescimento, que caiu nos últimos anos de uma média de 6% ao ano para 3,3% no ano passado.

Keiko é a herdeira política do pai, Alberto Fujimori (1990-2000), um populista de direita que derrotou a hiperinflação e o grupo terrorista Sendero Luminoso, mas deu um golpe em 1992, fechou o Congresso e interveio no Poder Judiciário. Ainda é popular no interior, onde inaugurou escolas rurais e distribuía sapatos pessoalmente.

Por isso, Keiko conta com os votos do "Peru profundo" para virar o jogo na reta final. Sua campanha teve como tema central a segurança pública. Ela venceu o primeiro turno e liderava as pesquisas até uma semana antes da eleição, quando ficou em empate técnico. Foi prejudicada por um escândalo de corrupção envolvendo o deputado Joaquín Ramírez, ex-secretário-geral do partido Força Popular, de Keiko.

Sua derrota manteria o padrão de que o vencedor do primeiro turno perde no segundo turno nas eleições presidenciais peruanas.

Nenhum comentário: