quinta-feira, 23 de junho de 2016

Hillary tem ampla vantagem sobre Trump no Colégio Eleitoral

Pelos cálculos do professor Larry Sabato, do Centro para Política da Universidade da Virgínia, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata, tem ampla vantagem sobre o magnata Donald Trump, do Partido Republicano, no Colégio Eleitoral e deve ser eleita primeira mulher presidente dos Estados Unidos em 8 de novembro de 2016.

No blogue Bola de Cristal de Sabato, o professor dá 347 votos a Hillary e 191 votos a Trump no Colégio Eleitoral que elege o presidente dos EUA com base na eleição pelo voto popular em cada estado. Quem ganha entre os eleitores de um estado leva todos os votos daquele estado no Colégio Eleitoral. Os estados mais populosos, Califórnia, Texas, Nova York e Flórida, têm mais peso.

O número mágico é 270 no Colégio Eleitoral, que tem 538 votos. Hillary teria 347 votos eleitorais somando os votos dos estados onde certamente a candidata democrata vence, como Califórnia e Nova York, onde é provável que vença e os que se inclinam para ela.

Sabato deu vitória a Hillary em estados como Flórida, Ohio e Pensilvânia, decisivos porque os dois partidos têm chance de ganhar. Na Flórida, Hillary tem boa vantagem. Em Ohio e na Pensilvânia, onde a desindustrialização deixou brancos sem curso superior desempregados, o típico eleitor de Trump, a margem é escassa.

Se essas previsões forem confirmadas, Hillary terá menos votos no Colégio Eleitoral do que Obama em 2008 (365 votos) mas mais do que na reeleição de Obama em 2012 (332).

Nenhum comentário: