terça-feira, 7 de junho de 2016

Hillary é a primeira mulher candidata a presidente dos EUA

Como uma "forte adesão de última hora de superdelegados", pelos cálculos da agência Associated Press a ex-secretária de Estado Hillary Clinton já tem o apoio dos 2.384 delegados, uma mais do que o necessário para garantir sua indicação como candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em novembro de 2016 na convenção nacional de 25 a 28 de julho na Filadélfia. Será a primeira mulher a concorrer à Casa Branca.

Seu adversário, o senador socialista Bernie Sanders, está em plena campanha para a eleição primária desta terça-feira na Califórnia na esperança de superar Hillary na contagem de delegados excluindo os superdelegados.

Sanders critica os superdelegados, mas aposta numa "convenção contestada" para tentar convencer os superdelegados a mudar para ele.

"A secretária Clinton não tem e não terá o número requerido de delegados para garantir a nomeação", afirmou Michael Briggs, o porta-voz do senador. "Ele vai depender dos superdelegados, que não votam até 25 de julho e que podem mudar de ideia até lá."

No cômputo geral, Hillary recebeu nas eleições primárias e convenções estaduais do Partido Democrata 3 milhões de votos a mais do que Sanders e conquistou assim 300 delegados a mais.

Como o partido costuma dividir os delegados proporcionalmente à votação e Hillary tem uma vantagem de quatro pontos nas pesquisas, é improvável que os 548 delegados da Califórnia pesem decisivamente a favor de Sanders.

Há semanas, os caciques democratas pressionam Sanders a cessar os ataques, abandonar a campanha e unir o partido em torno da candidatura Hillary. Com o fervor dos jovens e esquerdistas atraídos pelo senador, o risco é que a frustração de uma derrota nas eleições primárias os afaste das eleições de 8 de novembro.

Nenhum comentário: