domingo, 5 de junho de 2016

Ex-primeiro-ministro lidera no início da apuração no Peru

Com 36% dos votos apurados, o ex-primeiro-ministro conservador Pedro Pablo Kuczynski saiu na frente da contagem de votos no segundo turno da eleição presidencial no Peru. Ele tem 50,58% contra 49,42% para Keiko Fujimori, uma populista de direita filha do ex-presidente Alberto Fujimori, preso e condenado a 25 anos de cadeira por corrupção e violações dos direitos humanos.

Na pesquisa de boca de urna do instituto Ipsos, Kuczynski venceu por 50,4% a 49,6%, mas esse resultado equivale a um empate técnico porque a diferença entre os dois está dentro da margem de erro da pesquisa.

Cerca de 23 milhões de peruanos foram às urnas neste domingo. Não houve maiores incidentes. "Esperamos que a democracia, a unidade e o diálogo saiam vencedores hoje", declarou Kuczynski, que se apresentou o como o candidato do antifijimorismo,

"É um dia muito especial. Votem sem medo, pensando no país", pediu Keiko Fujimori depois de tomar café da manhã com a mãe, Susana Inoguchi.

Keiko chegou à última semana com uma vantagem de seis pontos percentuais, mas isso ajudou a mobilizar as forças do antifujimorismo. O ex-presidente ainda é muito popular entre as populações mais pobres do interior do Peru, onde criou muitas escolas rurais e distribuía sapatos pessoalmente.

Kuczynski é o candidato favorito da classe média urbana e dos setores beneficiados pelo crescimento econômico do Peru nos últimos anos, de 6,5% em 2011, 6% em 2012, 5,9% em 2013, desacelerando para 2,4% em 2014 e 3,3% em 2015.

O Peru tem 30 milhões de habitantes e um produto interno bruto de cerca de US$ 200 bilhões.

Nenhum comentário: