sábado, 11 de junho de 2016

Estado Islâmico reivindica atentados terroristas em Damasco

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria de três atentados suicidas no subúrbio de Sayeda Zeinab, em Damasco, a capital da Síria, noticiou a agência Reuters. Pelo menos 20 pessoas morreram, sendo 13 civis, e 30 saíram feridas, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

As três bombas explodiram perto do santuário xiita de Sayeda Zeinab, informou um clérigo xiita à televisão síria Ikhbariya. O Estado Islâmico revelou que duas bombas foram detonadas por terroristas suicidas. A terceira explosão foi de um carro-bomba.

O Estado Islâmico havia atacado a bomba o mesmo distrito de Damasco pelo menos duas vezes em 2016. Sayeda Zeinab é hoje um reduto de milicianos do Hesbolá (Partido de Deus), a milícia xiita libanesa que luta ao lado da ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria. O último ataque foi em 25 de abril. Em fevereiro, uma onda de ataques deixou 134 mortos.

Como está sob intensa pressão nos campos de batalha do Oriente Médio, onde perdeu 40% dos territórios que ocupada no Iraque e 15% na Síria, o Estado Islâmico deve recorrer cada vez mais a ações de guerrilha e atentados terroristas.

Nenhum comentário: