sábado, 25 de junho de 2016

Escócia pede diálogo para "proteger lugar na UE"

Depois de uma reunião de emergência hoje em Edumburgo, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês, fez um pedido de abertura imediata de negociações para "proteger seu lugar na União Europeia", informou o jornal francês Le Monde.

A permanência do Reino Unido na UE venceu em todos os distritos eleitorais da Escócia no plebiscito realizado na quinta-feira somando 62% dos votos, mas a saída venceu por 1,269 milhão de votos graças à Inglaterra e ao País de Gales. Ficou evidente que os escoceses querem continuar na Europa.

O governo escocês também deve convocar um novo plebiscito sobre a independência. Em plebiscito realizado em setembro de 2014, a Escócia decidiu ficar no Reino Unido por 55% a 45%. O argumento vencedor foi que o país sofreria economicamente ao deixar a Grã-Bretanha e em consequência a UE.

Com a vitória da Brexit (do inglês, Britain exit, saída da Grã-Bretanha), a independência é a maneira de ficar na Europa. Será o fim de uma união que vem desde 1707.

2 comentários:

Anônimo disse...


Parece que reino unido, grãbretanha serão palavras da história. dividir para conquistar, quem dividiu ao que parece é o grande perdedor, mas minha aposta é que a Inglaterra se tornará um paraíso fiscal, um estranho no ninho.

Nelson Franco Jobim disse...

A maioria dos paraísos fiscais fica em ilhas do Império Britânico.