sexta-feira, 17 de junho de 2016

Diplomatas dos EUA defendem bombardear regime de Assad

Mais de 50 diplomatas do Departamento de Estado assinaram um memorando interno defendendo bombardeios dos Estados Unidos para derrubar a ditadura de Bachar Assad, responsável pela guerra civil na Síria, revelaram hoje a agência Reuters e o jornal The Wall Street Journal.

O documento circulou por um canal paralelo em que os funcionários da diplomacia americana expressam visões alternativas à política externa oficial dos EUA. De qualquer forma, um número tão grande de assinaturas é incomum, observou o ex-embaixador na Síria Robert Ford. O secretário de Estado, John Kerry, alegou não ter lido o documento, mas o considerou significativo.

A intervenção militar direta dos EUA contra Assad seria necessária por causa da violação de repetidos acordos de cessar-fogo e do aparente desinteresse do regime sírio de fazer quaisquer concessões nas negociações de paz.

Desde sua primeira campanha à Casa Branca, em 2008, o presidente Barack Obama prometeu retirar os EUA do Iraque e do Afeganistão. No poder, sempre relutou em envolver o país em novos conflitos no Oriente Médio.

Quando o regime sírio atacou rebeldes com armas químicas, matando mais de 1,4 mil pessoas, em agosto de 2013, Obama não cumpriu a ameaça de bombardear as forças de Assad, frustrando os planos da França, que não quis agir sozinha.

Desde 30 de setembro de 2015, a Rússia intervém militarmente na guerra civil da Síria em apoio à ditadura de Assad. Uma intervenção dos EUA agora traria um risco de confronto direto com a Rússia, que junto com o Irã sustenta o regime sírio.

Nenhum comentário: