quinta-feira, 16 de junho de 2016

Deputada trabalhista é baleada na campanha do referendo sobre UE

A deputada trabalhista Jo Cox, de 41 nos, está em situação crítica depois de ser baleada e esfaqueada em Birstall, perto da cidade de Leeds, quando fazia campanha para o Reino Unido continuar na União Europeia depois do referendo de 23 de junho de 2016. Os partidários de ficar na UE suspenderam a campanha.

Um homem de 52 anos, Tommy Mair, foi preso pela polícia do Condado de York do Oeste, noticiou a televisão pública britânica BBC.

Ao atacar, ele teria dito "Primeiro, a Grã-Bretanha", nome de um grupo de extrema direita. O ultranacionalista Partido da Independência do Reino Unido negou qualquer ligação com o ataque.

O referendo foi prometido pelo primeiro-ministro David Cameron para tentar pacificar o Partido Conservador, dividido entre europeístas e eurocéticos desde a queda da primeira-ministra Margaret Thatcher, em 1990. A campanha está dividindo o país e os partidos políticos.

Jo Cox foi eleita deputada em 2015, depois de trabalhar para a organização não governamental de combate à miséria Oxfam (Comitê de Oxford para Alívio da Fome). É casada e tem dois filhos.

No momento, a pesquisa das pesquisas, uma média do resultado das sondagens da opinião pública, indica uma vantagem de 52% a 48% a favor dos partidários de deixar a UE.

Nenhum comentário: