quarta-feira, 22 de junho de 2016

Coreia do Norte testa mísseis balísticos

Em mais um desafio ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Coreia do Norte testou hoje dois mísseis balísticos. Horas depois de um primeiro lançamento fracassado, o regime comunista de Pionguiangue disparou um segundo míssil, afirmou o ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, citado pela agência Reuters.

De acordo com militares do Japão e da Coreia do Sul, o foguete teleguiado norte-coreano percorreu uma distância de 400 quilômetros e atingiu uma altitude de mil km. Esses números indicam progresso no programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte. O objetivo é desenvolver um míssil nuclear, capaz de transportar uma bomba atômica.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun Hye, o ministro da Defesa do Japão e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, denunciaram o teste como mais uma provocação do regime stalinista de Kim Jong Un, que persegue ativamente um míssil com capacidade nuclear.

Um diplomata do Ministério do Exterior da China, maior aliada da Coreia do Norte, declarou que Pionguiangue deve evitar fazer qualquer coisa que aumente a tensão na Península Coreana.

Nenhum comentário: