quinta-feira, 2 de junho de 2016

Câmara Federal da Alemanha reconhece o genocídio armênio

A Câmara Federal do Parlamento da Alemanha aprovou ontem uma resolução que reconhece como genocídio o massacre de 1,5 milhão de armênios pelo Império Otomano (turco) de 1915 a 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, noticiou a revista alemã Der Spiegel. Em protesto contra o "erro histórico", a Turquia retirou seu embaixador de Berlim.

A aprovação foi quase unânime. Ao encaminhar a votação, o presidente da Câmara deixou claro que o atual governo da Turquia não é responsável pelos atos de seus predecessores, mas o país já protestou. É um momento delicado. A União Europeia precisa da ajuda da Turquia para conter a onda de refugiados nas guerras do Oriente Médio.

Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano e seu califado foram extintos. Os armênios foram exterminados sob a acusação de colaborar com o inimigo.

Em 1923, nascia a República da Turquia, mas seus governos jamais reconheceram o primeiro genocídio do século 20. Depois da guerra, a Armênia virou uma república soviética.

Nenhum comentário: