sábado, 18 de junho de 2016

Bélgica prende 12 suspeitos de terrorismo

Numa operação que revistou dezenas de casas e 152 garagens e depósitos em 16 cidades, a polícia prendeu ontem à noite e na madrugada de hoje 12 suspeitos de terrorismo e interrogou outros 28. Três foram indiciados hoje. Um dos principais alvos foi o bairro de Molenbeek, em Bruxelas.

Vários suspeitos foram vistos ontem no centro de Bruxelas, onde os torcedores se concentram para assistir aos jogos Euro 2016, a copa da UEFA (União Europeia de Futebol Associativo) de seleções. Eles estariam planejando um ataque durante a partida de hoje entre Bélgica e Irlanda. O primeiro-ministro Charles Michel prometeu reforçar a segurança destes eventos.

A polícia belga recebeu um alerta de que milicianos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante deixaram a Síria na semana passada através da Turquia para realizar novos ataques na França, onde se realiza a Euro 2016, e na Bélgica.

Ontem, as autoridades belgas prenderam um homem chamado Youssef E A, suspeito de participar do ataque ao aeroporto de Zavantem nos atentados de 22 de março de 2016 contra a capital da Bélgica, que deixaram 32 mortos.

Sob intensa pressão nos campos de batalha do Oriente Médio, inclusive das duas maiores potências militares do planeta, os Estados Unidos e a Rússia, perdendo territórios, o Estado Islâmico recorre cada vez mais ao terrorismo para se reafirmar.

A Europa tenta se adaptar a uma nova era de terrorismo contra alvos fáceis e desprotegidos, como restaurantes, casas noturnas, escolas, estádios e centros comerciais.

Nenhum comentário: