domingo, 26 de junho de 2016

Áustria pode realizar plebiscito sobre UE num ano, diz ultradireita

A Áustria pode fazer um plebiscito sobre a permanência do país na União Europeia dentro de um ano, declarou hoje o candidato derrotado à Presidência, Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, de extrema direita, informou a agência Reuters.

Em 22 de maio, Hofer perdeu o segundo turno da eleição presidente para o candidato independente Alexander Van der Bellen, ex-líder do Partido Verde, por 50,35% a 49,65%. Era o favorito.

O novo chanceler (primeiro-ministro) social-democrata Christian Kern, que substituiu Werner Faymann depois do fracasso dos partidos tradicionais na eleição presidencial, descartou a convocação de um plebiscito já chamado de Auxit (Austria exit, do inglês, saída da Áustria). Mas terá de enfrentar até 2018 eleições parlamentares em que a ultradireita vai jogar com o medo da imigração.

Com a vitória da saída do Reino Unido da UE na consulta popular de quinta-feira passada, movimentos de extrema direita da França, Holanda, Itália, Dinamarca e Suécia reivindicam a realização de plebiscitos para deixar o bloco europeu.

Até no Texas, o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos, há um movimento pela independência.

Nenhum comentário: