sábado, 7 de maio de 2016

Trégua na batalha de Alepo é prolongada por 72 horas

O cessar-fogo na cidade síria de Alepo foi estendido por três dias até segunda-feira para "prevenir o agravamento da situação", anunciou o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela televisão pública britânica BBC. Centenas de civis foram mortos nas últimas semanas.

O Exército da Síria anunciou uma trégua de dois dias em 3 de março como parte dos esforços internacionais para manter o cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos e a Rússia, em vigor no país inteiro desde 27 de fevereiro, apesar de inúmeras violações, e iniciar negociações de paz mediadas pelas Nações Unidas.

As milícias Estado Islâmico do Iraque e do Levante e Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda na guerra civil da Síria, estão excluídas do cessar-fogo. O regime de Bachar Assad se aproveita disso para atacar outros grupos rebeldes alegando que atuam conjuntamente com os excluídos.

Desde 30 de setembro de 2015, a Força Aérea da Rússia intervém militarmente na Síria em apoio à ditadura de Assad, principal responsável pela guerra civil, embora o presidente Vladimir Putin tenha anunciado a retirada da maior parte de suas forças em março. Em carta recente a Putin, Assad prometeu uma vitória militar total.

Alepo, situada no Noroeste da Síria, era o principal centro financeiro e industrial do país quando a guerra civil começou, em março de 2011.

Nenhum comentário: