quarta-feira, 25 de maio de 2016

Talebã nomeiam novo líder e dois subcomandantes

Depois de confirmar a morte do mulá Akhtar Mansur, a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) do Afeganistão anunciou hoje Maulavi Haibatullah Akhunzada como novo líder, noticiou a agência Reuters.

Foram nomeados subcomandantes o comandante da rede Haqqani, Sirajuddin Haqqani, e o mulá Mohamed Yacub, filho do fundador dos Talebã, o mulá Mohamed Omar.

A morte de Mansur, num ataque de drones dos Estados Unidos em 21 de maio foi um duro golpe na milícia dos Talebã. Ela governou o Afeganistão de 1996 até uma invasão americana, em outubro de 2001, para punir a rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro, que tinha sua bases no país, sob a proteção do emirado fundamentalista muçulmano.

A Guerra do Afeganistão é a mais longa da história dos EUA. Ao matar o líder da milícia, os americanos enterram a possibilidade de negociações. A morte dos líderes não costuma significar o fim dos grupos terroristas. Outros logo ocupam seu lugar.

Nos EUA, há uma pressão sobre o presidente Barack Obama para intensificar os bombardeios aéreos aos talebã na expectativa de continuar golpeando o grupo abalado pela morte do líder para enfraquecer os rebeles, que aproveitam o verão para fazer sua guerra de guerrilha.

Nenhum comentário: