domingo, 29 de maio de 2016

Milícias do governo da Líbia cercam Estado Islâmico em Sirte

Forças leais ao governo de união da Líbia apoiado pelas Nações Unidas estão a 15 quilômetros do centro de Sirte e planejam cercar a cidade natal do falecido ditador Muamar Kadafi, hoje a principal base no país da milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

São milícias da cidade de Missurata, no Oeste da Líbia, que abandonaram Sirte no verão passado no Hemisfério Norte permitindo ao Estado Islâmico assumir o controle total da cidade.

No início de maio, os milicianos do Estado Islâmico avançaram em direção a Missurata, a noroeste de Sirte, tomando vilas e postos militares até serem obrigados a recuar diante da contraofensiva inimiga.

Cerca de 75 combatentes das milícias de Missurata foram mortos e outros 350 feridos neste mês de maio. Embora haja comandos de operações especiais da Europa e dos Estados Unidos no terreno na Líbia, o porta-voz das forças governistas declarou não ter recebido nenhuma ajuda internacional direta.

Milícias do Leste do país que enfrentaram as milícias de Missurata no passado e não aderiram ao governo de união nacional reconhecido internacionalmente anunciaram a intenção de tomar Sirte, provocando temor de reinício da guerra civil.

A Líbia viva em estado de anarquia com milícias rivais disputando o poder desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011, numa revolta popular apoiada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Nenhum comentário: