domingo, 1 de maio de 2016

Iraque manda prender militantes que danificaram Parlamento

O primeiro-ministro Haider al-Abadi ordenou hoje a prisão dos ativistas que atacaram a polícia e danificaram propriedade pública durante a invasão à Assembleia Nacional do Iraque ontem em Bagdá, reportou a televisão pública britânica BBC.

Depois de mais de um mês de protestos de rua, partidários do aiatolá xiita Muktada al-Sader passaram por cima das barricadas e invadiram a ultrafortificada Zona Verde da capital iraquiana em protesto contra a não aprovação de um novo ministério formado por tecnocratas. Em resposta, o governo decretou estado de emergência em Bagdá.

Os saderistas liderados por Muktada acamparam diante do Parlamento, mas prometeram deixar a Zona Verde ainda hoje. Eles querem um governo tecnocrático, sem ministros indicados pelos partidos políticos, para combater o paternalismo político, o clientelismo e a corrupção, mas os deputados resistem.

A corrupção e a queda nos preços do petróleo nos últimos dois anos drenam os recursos públicos no momento em que o Iraque enfrenta uma guerra contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que ocupa há quase dois Mossul, a segunda maior cidade iraquiana.

Nenhum comentário: