terça-feira, 17 de maio de 2016

Filipinas detêm barcos pesqueiros da China

A guarda costeira das Filipinas deteve ontem dois barcos de pesca chineses com 25 marinheiros a bordo e três barcos vietnamitas com 18 homens a bordo na costa norte do arquipélago, informou hoje o jornal filipino The Daily Inquirer.

Os barcos apreendidos estavam perto de ilhas próximas à grande ilha de Luzón numa região do Mar do Sul da China reivindicada pelo regime comunista chinês. Foram escoltados até o porto de Basco, onde as tripulações foram interrogadas.

"A presunção neste tipo de casos é que iriam pescar ilegalmente", declarou o diretor do Escritório de Recursos Pesqueiros e Aquáticos das Filipinas, Asis Perez. Pela lei filipina, a pesca ilegal pode ser punida com multas de até US$ 1 milhão.

Com a industrialização e o crescimento populacional, o consumo de pescado cresce na Ásia, aumentando a disputa por águas territoriais e recursos pesqueiros. O governo chinês se considera dono de quase todo o Mar do Sul da China, que disputa com Brunei, as Filipinas, a Malásia, o Vietnã e Taiwan.

As Filipinas recorreram à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda. A decisão é esperada em meados deste ano, mas a China já avisou que não vai aceitá-la.

Nenhum comentário: