sexta-feira, 20 de maio de 2016

Destroços do avião do Egito são encontrados no Mar Mediterrâneo

Destroços do Airbus 320, bagagens de passageiros e pedaços de corpos humanos do voo Paris-Cairo da companhia aérea Egypt Air que caiu ontem foram encontrados hoje no Mar Mediterrâneo a cerca de 288 quilômetros ao norte do porto de Alexandria, informaram as Forças Armadas do Egito.

Todos os 56 passageiros e 10 tripulantes morreram. Ainda não se sabe se foi acidente ou atentado terrorista.

O avião saiu da capital francesa às 23h09 pela hora local (18h09 em Brasília) de 18 de maio de 2016 e desapareceu dos radares por volta das 2h45 (21h45 em Brasília), 16 quilômetros de depois de entrar no espaço aéreo do Egito.

Mais de 8 mil funcionários têm acesso à area de segurança do Aeroporto Charles de Gaulle, o oitavo mais movimentado do mundo. Desde os atentados terroristas do ano passado em Paris, 83 perderam o direito de acesso a áreas internas por suspeita de ligação com extremistas muçulmanos.

Em 31 de outubro de 2015, um avião da companhia aérea russa Metrojet caiu na Península do Sinai, no Egito, quando ia da praia de Charm al-Cheikh, no Mar Mediterrâneo, para São Petersburgo, na Rússia, com 224 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.

A milícia terrorista Província do Sinai do Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, uma retaliação pela intervenção militar da Rússia na guerra civil da Síria a pretexto de combater o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a partir de 30 de setembro do ano passado.

A maior suspeita é que algum funcionário do aeroporto de Charm al-Cheikh tenha colocado a bomba no compartimento de bagagens depois delas terem passado pela inspeção de segurança.

Nenhum comentário: