sexta-feira, 15 de abril de 2016

Teste de míssil da Coreia do Norte fracassa

Uma tentativa de disparar um míssil balístico de médio alcance da costa leste da Coreia do Norte parece ter fracassado, declarou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Há poucas informações o lançamento, marcado para 14 de abril, data de nascimento do fundador do país, o Grande Líder Kim Il Sung, avô do atual ditador, Kim Jong Un, que sucedeu ao pai, Kim Jong Il, num regime comunista com sucessão dinástica.

O teste seria de um míssil de médio alcance, com um raio de ação de 3,5 mil quilômetros, o suficiente para atingir bases militares dos Estados Unidos na ilha de Guam e no Japão. A meta do regime stalinista de Pionguiangue é desenvolver um míssil nuclear intercontinental balístico capaz de atingir o território continental dos EUA.

A China, principal aliada do governo norte-coreano, se preocupa com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis. Os EUA começaram a discutir com a Coreia do Sul a instalação de um sistema de defesa antimísseis. O regime comunista chinês teme que isso dê uma vantagem estratégica aos EUA num possível confronto no futuro.

Nenhum comentário: