quarta-feira, 20 de abril de 2016

Rebeldes do Iêmen aderem às negociações de paz da ONU

Os rebeldes hutis e aliados concordaram em participar das negociações sobre a paz no Iêmen mediadas pelas Nações Unidas, noticiou hoje a agência Reuters, citando como fonte uma televisão local.

As negociações, a serem realizadas no Kuwait, estão paralisadas pela continuação dos combates no Iêmen. Agora, os rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, disseram ter recebido garantias da ONU de que as forças leais ao presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, também vão respeitar o cessar-fogo em vigor desde 11 de abril de 2016.

Os hutis tomaram a capital iemenita, Saná, em setembro de 2014. Quando avançaram rumo ao porto de Áden, principal cidade do Sul do país, em fevereiro de 2015, Hadi fugiu para a Arábia Saudita, onde pediu ajuda militar.

Desde 25 de março do ano passado, a Arábia Saudita e seus aliados sunitas do Golfo Pérsico intervém militarmente no Iêmen. As negociações de paz devem acabar com a intervenção saudita, mas será necessário muito mais para uma paz duradoura no mais pobre país árabe.

Nenhum comentário: