terça-feira, 19 de abril de 2016

China envia reforços para a fronteira com a Coreia do Norte

O Exército Popular de Libertação da China enviou mais 2 mil soldados à fronteira com a Coreia do Norte na semana passada, revelou hoje o Centro de Informações sobre Direitos Humanos e Democracia, com sede em Hong Kong, citando fontes não identificadas.

As duas estações de vigilância na fronteira também receberam reforço de tropas e estão monitorando 24 horas por dia para detectar um possível quinto teste nuclear norte-coreano, que a Coreia do Sul considera iminente.

De acordo com o centro de informações de Hong Kong, o serviço secreto chinês espera um teste nuclear da Coreia do Norte em breve. Um relatório do Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, observou que imagens de satélite recentes indicam que uma nova explosão atômica está em preparação.

A China está preocupada porque os EUA negociam com a Coreia do Sul a instalação de um sistema de defesa antimísseis que daria vantagem aos americanos num possível futuro conflito com os chineses. Mas o regime comunista da China não quer adotar medidas punitivas capazes de provocar instabilidade na fronteira entre os dois países.

Nenhum comentário: