quarta-feira, 6 de abril de 2016

Brocólis reduzem o risco de câncer de fígado

O consumo de brócolis três a cinco vezes por semana reduz o risco dos cânceres de fígado, próstata, seio e intestino grosso, indica uma nova pesquisa da Faculdade de Ciências Agrícolas, do Consumo e Ambientais da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Além de proteger contra o câncer de fígado, a introdução de brócolis na dieta reduz o risco de desenvolver o chamado fígado gordo, com excesso de gordura, capaz de levar ao carcinoma hepatocelular, um câncer do fígado com alta taxa de mortalidade.

"A história da relação entre os brócolis e a saúde é que pode proteger contra diferentes tipos de cânceres. Mas ninguém tinha examinado especificamente o câncer de fígado", observou a professora emérita Elizabeth Jeffrey, coordenadora da pesquisa.

Ela acrescentou: "Decidimos investigar o câncer de fígado por causa da epidemia de obesidade nos EUA. Já existe literatura dizendo que a obesidade aumenta o risco de câncer de figado, especialmente nos homens. O risco aumento cinco vezes se forem obesos."

A maioria da população americana tem uma dieta com muita gordura saturada e açúcar adicionado. Isso contribui para a acumulação de gordura no fígado. O outro fator importante é o consumo de bebidas alcoólicas. Os brócolis impedem ou reduzem essa acumulação de gordura.

Na experiência com cobaias, o número de nódulos de câncer diminuiu quando a dieta passou a incluir brócolis. "Isto era o que queríamos demonstrar", declarou a professora Jeffrey. "Mas acima disso queríamos observar a saúde do fígado. Há duas maneiras de ficar com fígado gordo: com uma dieta com muita gordura saturada e açúcar, e bebendo muito álcool."

Nenhum comentário: