terça-feira, 12 de abril de 2016

Boko Haram usou 44 crianças como terroristas suicidas em 2015

A milícia extremista muçulmana nigeriana Boko Haram usou 44 crianças-bomba em 2015, 11 vezes mais do que no ano anterior, denunciou um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), citado pelo jornal The New York Times.

O Unicef estima que 20% dos terroristas suicidas do Boko Haram nos últimos anos eram menores de idade. A mais jovem tinha apenas oito anos.

"Para mim, é a essência do mal", declarou o coordenador de ações humanitárias da ONU para a África Ocidental. "Não consigo pensar em nada mais horrível.

O Boko Haram, que significa não à educação ocidental, aderiu em 2009 à luta armada para impor a lei islâmica à Nigéria, provocando uma guerra civil em que 20 mil pessoas foram mortas. Também age em países vizinhos como Camarões, o Chade e o Níger. Só em Camarões, houve 22 atentados suicidas cometidos por menores.

Na maioria dos casos, as vítimas eram meninas e às vezes nem sabiam que estava carregando bombas detonadas por controle remoto.

Há dois anos, o grupo sequestrou 273 meninas numa escola cristã em Chibok, no Nordeste da Nigéria. Algumas conseguiram fugir, mas a maioria nunca foi libertada. Muitas foram obrigadas a se casar com os jihadistas e várias se transformaram em militantes voluntariamente ou não.

Houve meninas que aceitaram ser terroristas suicidas na esperança de encontrar um policial e soldado e se entregar.

Nenhum comentário: