quarta-feira, 13 de abril de 2016

Aviões da Rússia ameaçam navio dos EUA no Mar Báltico

Dois caças-bombardeiros Sukhoi-24 da Força Aérea da Rússia passaram perto de um navio de guerra dos Estados Unidos em águas internacionais do Mar Báltico nos dias 11 e 12 de abril, noticiou hoje a agência Reuters citando fontes militares americanas.

Os caças passaram ontem 11 vezes perto do contratorpedeiro USS Donald Cook. Chegaram tão perto a ponto de provocar a formação de ondas. Um helicóptero russo Ka-27 sobrevoou o navio sete meses e tirou fotos.

De acordo com os EUA, os pilotos russos não responderam às tentativas de contato pelo rádio. Na véspera, em 11 de abril, os jatos russos passaram 20 vezes sobre o navio americano.

O contratorpedeiro saiu há pouco do porto de Gdynia, na Polônia, com um helicóptero polonês a bordo. Seu comandante descreveu o incidente como "inseguro" e "antiprofissional".

As relações entre os EUA e a Rússia se deterioraram desde a revolução que derrubou o presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich, em fevereiro de 2014, seguida pela anexação da península da Crimeia pela Rússia e de uma intervenção militar no Leste da Ucrânia, onde a maioria da população é de origem russa.

Em 2015, a Rússia interveio militarmente na guerra civil da Síria depois que os EUA decidiram ficar de fora mesmo depois que o ditador Bachar Assad atacou seu próprio povo com armas químicas.

Apesar de terem hoje um inimigo comum, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o presidente russo, Vladimir Putin, aposta na confrontação com o Ocidente para desviar a atenção dos problemas internos e da crise econômica da Rússia, causada pelas sanções internacionais contra a intervenção na Ucrânia e a queda nos preços do petróleo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Coincidentemente o mesmo destróier paralisado no mar negro, os americanos devem ter modificado o navio e foi testar com os russos. estes não morderam a isca e ainda, fizeram fotos para confirmar as modificações. é o perigoso jogo de xadrez militar.