terça-feira, 8 de março de 2016

Tunísia fecha fronteira com Líbia para barrar terroristas

A Tunísia fechou ontem sua fronteira com a Líbia e aumentou o patrulhamento aéreo e terrestre depois de uma onda de ataques simultâneos atribuídos pelo governo ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante que deixou 54 mortos, sendo 36 jihadistas.

Os alvos foram um quartel do Exército, um posto de polícia e um posto da Guarda Nacional situados em Ben  Gardane, uma cidade de 60 mil habitantes próxima da fronteira líbia. A operação de caça aos terroristas ainda está em andamento.

"Trata-se de um ataque coordenado sem precedentes", declarou o presidente Béji Caid Essebsi na televisão. "Os tunisianos estão em guerra contra esta barbárie e estes ratos que vamos exterminar."

Em 2015, o país foi alvo de dois ataques terroristas atribuídos ao Estado Islâmico, contra o Museu do Bardo, em Túnis, onde 22 pessoas morreram, e na praia de Sousse, onde houve 38 mortes. O objetivo foi atingir o setor de turismo, espantando os visitantes europeus.

Hoje, na cidade atacada, as forças de segurança patrulham as ruas. Por alto-falantes, orientam a população a ficar em casa.

Único país onde a Primavera Árabe levou à democratização, a Tunísia é paradoxalmente a nação que mais fornece combatentes estrangeiros para o Estado Islâmico. A crise econômica já faz muita gente ter saudade do antigo regime de Zine ben Ali, ditador de 1987 a 2011.

Nenhum comentário: