sábado, 26 de março de 2016

Sudão do Sul acusa Sudão de bombardeio aéreo

A Força Aérea do Sudão bombardeou na quinta-feira o estado do Nilo Oriental, no Sudão do Sul, acusou ontem o porta-voz do Exército sul-sudanês, general Lul Ruai Koang, citado pela Agência France Presse (AFP).

Koang afirmou que mais de 12 bombas foram jogadas em posições do Exército do Sudão do Sul. Em 17 de março, o Sudão ameaçou fechar a fronteira entre os dois países, reaberta em janeiro.

A violência na fronteira marca as relações entre os dois países. O Sudão do Sul é o mais jovem país do mundo. Tornou-se independente em 9 de julho de 2011 depois de décadas da mais longa guerra civil da história da África independente.

Quando o Sudão conquistou a independência do Império Britânico, em 1956, os estados do Sul, majoritariamente cristãos ou animistas, se rebeleram contra o Norte, de maioria muçulmana. O conflito durou até 1972 e recomeçou em 1983, terminando em 2005 com o acordo de paz que levou à independência do Sudão do Sul.

Em 2013, começou uma guerra civil no Sudão do Sul entre forças leais ao presidente Salva Kiir Mayardit e rebeldes ligados ao vice-presidente Riek Machar.

Nenhum comentário: