sexta-feira, 18 de março de 2016

Polícia da Bélgica prende último suspeito dos atentados em Paris

Numa operação antiterrorismo, a polícia da Bélgica prendeu hoje Salah Abdeslam, o último terrorista dos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris que ainda estava vivo e solto, confirmou há pouco o ministro da Justiça belga, citado pela televisão americana CNN.

Houve tiroteio durante a operação, realizada no bairro de Molenbeek, na periferia de Bruxelas, um dos antros do extremismo muçulmano na Europa. Abdeslam estaria ferido, noticiou a mídia belga. É a primeira vez que um terrorista importante do Estado Islâmico do Iraque e do Levante é capturado. Era o terrorista mais procurado da Europa.

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, deixou uma reunião de cúpula da União Europeia em Bruxelas para discutir a crise dos refugiados para acompanhar a operação.

A polícia havia encontrado impressões digitais de Abdeslam num apartamento durante uma busca no início desta semana. Ele era alvo de uma caçada humana há quatro meses. A questão central é como conseguiu escapar durante todo este tempo, sinal de que havia uma rede capaz de protegê-lo.

Agora, a Europa está em alerta na expectativa de uma retaliação da organização terrorista Estado Islâmico, responsável pelos ataques que deixaram 130 mortos na capital da França.

Há pouco, houve duas fortes explosões seguidas de tiros disparados contra a polícia do prédio ontem estava Abdeslam. Deve haver pelo menos um terrorista entrincheirado nele.

Nenhum comentário: