quarta-feira, 23 de março de 2016

Ofensiva do regime sírio chega aos arredores de Palmira

Com cobertura aérea da Rússia, o Exército da Síria e milícias aliados chegaram hoje aos arredores da cidade de Palmira, situada em meio ao deserto na província de Homs, revelou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental que monitora a guerra civil no país.

Como Palmira fica num oásis, sua queda implicará uma grande redução no território controlado pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante. A cidade fica no meio de uma importante rodovia controlada pelo Estado Islâmico há quase um ano.

Palmira, tomada pelo Estado Islâmico em maio de 2015, é considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) patrimônio histórico da humanidade. Tem ruínas que datam do período Neolítico. Muitos monumentos foram destruídos pelo EI como "não islâmicos".

À medida que perde espaço no Oriente Médio e vê seu califado encolher, o Estado Islâmico tende a recorrer cada vez mais ao terrorismo com única saída para continuar sua luta e recrutar novos voluntários para o martírio.

Nenhum comentário: