quinta-feira, 3 de março de 2016

Mitt Romney denuncia Donald Trump como "uma fraude"

O candidato do Partido Republicano vencido pelo presidente Barack Obama na eleição de 2012, o ex-governador Mitt Romney atacou duramente hoje o bilionário Donald Trump, líder da disputa pela candidatura na eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos, acusando-o de falsidade e fraude.

É mais uma tentativa de conter o irresistível falastrão, que faz campanha atacando a tudo e a todos, com tiradas racistas e sexistas, Romney questionou a honestidade, a integridade, o comportamento e seu equilíbrio emocional. Afirmou que suas propostas econômicas vão gerar uma grande recessão e que sua política externa vai enfraquecer os EUA.

"Se nós, republicanos, escolhermos Donald Trump como nosso candidato, a perspectiva de um futuro próspero e seguro será grandemente diminuída", advertiu Romney em discurso de 17 minutos no Instituto Hinckley, da Universidade de Utah.

Com sete vitórias em 12 eleições prévias e convenções regionais realizadas na Superterça-feira, Trump disparou na liderança, provocando a reação da cúpula do partido através do ex-candidato.

"Donald Trump é falso e uma fraude", acusou Romney. "Suas promessas valem tanto quanto um diploma da Universidade Trump. Ele está manipulando o povo americano como um aproveitador: ele segue livremente rumo à Casa Branca e nós ficamos com chapéu de palhaço."

Em comício em Portland, no estado do Maine, Romney chamou Trump de "candidato fracassado" e desleal: "Vocês podem ver como ele é leal", atacou Trump. "Ele implorou por meu apoio. Eu poderia ter dito, Mitt, se ajoelhe. Ele teria se ajoelhado. Estava mendigando."

Romney pediu aos republicanos que apoiem os outros candidatos, citando explicitamente o senador Marco Rubio na eleição primária da Flórida e o governador John Kasich na prévia do estado de Ohio, ambas marcadas para 15 de março. Até agora, eles só ganharam em estados pequenos e pouco expressivos.

Nenhum comentário: