sexta-feira, 11 de março de 2016

Homem mais velho do mundo é sobrevivente de Auschwitz

O homem considerado hoje o mais velho do mundo é um israelense que sobreviveu a duas guerras mundiais e ao Holocausto no campo de concentração de Auschwitz, onde 1,5 milhão de pessoas foram mortas pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Aos 112 anos e 178 dias, Israel Kristal recebeu hoje o certificado emitido pelo Guinness - o Livro dos Recordes confirmando que é o homem mais velho do mundo.

Kristal nasceu em 15 de setembro de 1903 Em Zarnow, na Polônia. Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-18), mudou para Lodz, onde a família tinha uma confecção, conta o jornal inglês The Independent.

Com a invasão nazista à Polônia que marcou o início da Segunda Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939, ele foi levado para o gueto de Lodz e de lá para Auschwitz quatro anos depois. Quando foi libertado, pesava apenas 37 quilos.

Ele perdeu a mulher e dois filhos no Holocausto. Em 1950, Kristal imigrou para Haifa, em Israel, com a segunda mulher e um filho. Lá, abriu uma confecção e cuidou dela até se aposentar.

Ao receber o certificado, Kristal foi modesto: "Não sei o segredo da longa vida. Acredito que tudo é determinado lá de cima e que nunca saberemos as razões", acrescentou.

"Havia homens mais inteligentes, mais fortes e mais bonitos do que eu que não estão mais vivos", declarou o sobrevivente de duas guerras e do maior massacre da história da humanidade. "Tudo o que nos resta fazer é continuar trabalhando duro para reconstruir o que foi perdido."

Nenhum comentário: