quinta-feira, 17 de março de 2016

Grupo radical curdo assume autoria de atentado na Turquia

Os Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), uma dissidência do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), reivindicou hoje a autoria do atentado que matou 37 pessoas e feriu outras 125 em Ancara, a capital da Turquia, em 13 de março de 2016.

Depois do atentado, o presidente Recep Tayyip Erdogan impôs a censura sobre notícias sobre o ataque. Erdogan suspendeu em julho as negociações de paz com o PKK para tentar a popularidade depois que seu partido perdeu a maioria na Assembleia Nacional nas eleições de junho.

Deu certo. Em novembro, novas eleições restituíram a maioria ao Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), mas a guerra civil recomeçou.

A Turquia também entrou diretamente na guerra civil da Síria a pretexto de combater a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, mas bombardeia principalmente os guerrilheiros curdos tanto na Síria quanto no Iraque.

O objetivo de Erdogan é evitar a união do governo semiautônomo do Curdistão iraquiano com as áreas dominadas pelos curdos sírios para criar uma espécie de federação que fatalmente reivindicaria a soberania sobre as regiões de maioria curda do Sudeste da Turquia. Assim, a Turquia quer impedir a fundação do Curdistão.

Os TAK também reivindicaram a responsabilidade por um ataque semelhante com carro-bomba que matou 29 pessoas en Ankara em fevereiro.

Nenhum comentário: