quinta-feira, 3 de março de 2016

Conselho de Segurança da ONU impõe sanções à Coreia do Norte

Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou ontem novas sanções contra o regime comunista da Coreia do Norte por causa dos testes nucleares e de mísseis realizados recentemente.

Todos os 15 países-membros, inclusive a Rússia e a China, votaram a favor da resolução, que autoriza a inspeção de todas cargas que saírem e entrarem de navio na Coreia do Norte e suspende o fornecimento de aviões e de combustível para foguetes.

Na opinião da embaixadora americana na ONU, Samantha Power, são as sanções mais rigorosas aplicadas contra o regime stalinista de Pionguiangue nas últimas duas décadas. Desde o fim da União Soviética e o colapso do comunismo, a Coreia do Norte faz uma chantagem atômica, ameaçando desenvolver armas nucleares para barganhar ajuda de energia e alimentos à sua economia falida.

Para a China, hoje a maior aliada de Pionguiangue, a questão norte-coreana é uma carta na manga para negociar com os Estados Unidos no momento em que o governo americano desafia as pretensões chinesas em disputas territoriais com países vizinhos no Mar do Sul da China.

Depois do último teste de míssil, os EUA voltaram a discutir com a Coreia do Sul a instalação de um sistema de defesa antimísseis. A China é contra por temer que o sistema dê uma vantagem estratégica aos EUA num possível confronto no futuro. Por isso, resolveu aumentar a pressão sobre a aliada Coreia do Norte.

Em resposta à decisão da ONU, a Coreia do Norte disparou mísseis de curto alcance e o ditador Kim Jong Un declarou que o país deve estar pronto para usar armas nucleares.

Nenhum comentário: