segunda-feira, 7 de março de 2016

Caminhão-bomba do Estado Islâmico mata 60 pessoas no Iraque

Um atentado suicida reivindicado pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante contra um posto de controle militar deixou pelo menos 60 mortos ontem na cidade de Hilla, a 90 quilômetros de Bagdá, no Iraque, informou a televisão árabe especializada em notícias Al Jazira.

Pelo menos 39 mortos eram civis. Outras 70 pessoas saíram feridas. Hilla é uma cidade majoritariamente xiita. O Estado Islâmico, que é sunita, ataca os xiitas acusando-os de serem traidores do verdadeiro Islã para provocar um conflito sectário.

"Uma operação de martírio com caminhão-bomba atingiu as ruínas da Babilônia num posto de controle na entrada da cidade de Hilla, matando e ferindo dezenas", declarou o grupo em nota divulgada pela agência de notícias jihadista Amaq.

Hilla é a capital da província iraquiana da Babilônia. Esse foi o pior atentado na província até hoje.

O Iraque foi dominado pela minoria sunita durante séculos, da conquista pelo Império Otomano em 1638 até a queda do ditador Saddam Hussein, em 2003, durante uma invasão americana. A revolta sunita contra o governo da maioria xiita esteve no centro da resistência aos Estados Unidos e foi uma das razões do surgimento do Estado Islâmico, a antiga Al Caeda no Iraque.

Nenhum comentário: