sábado, 26 de março de 2016

Bélgica suspende Marcha contra o Medo

A pedido do ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, e do prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, uma grande manifestação antiterrorista convocada para amanhã na capital belga foi adiada. As autoridades alegaram que a polícia precisa concentrar esforços na caçada ao terrorista e a Marcha contra o Medo exigiria um grande contingente policial para prevenir atentados contra os manifestantes.

"Tendo em vista a capacidade da polícia e a prioridade à investigação judicial, apelamos a não se manifestarem amanhã", disseram as autoridades durante uma entrevista coletiva. "Nós compartilhamos evidentemente a emoção da população. Mas queremos que as manifestações sejam adiadas por algumas semanas."

Os organizadores da Macha contra o Medo, liderados por Emmanuel Foulon concordaram plenamente: "A segurança dos cidadãos é uma prioridade absoluta. Por isso, nos unimos totalmente à proposta das autoridades de adiar para uma data posterior. Pedimos de nossa aos cidadãos que não venham a Bruxelas neste domingo."

No ano passado, depois dos atentados de 13 de novembro que mataram 130 pessoas em Paris houve uma grande manifestação com um milhão de pessoas nas ruas da capital francesa. A Bélgica terá de esperar um pouco para fazer a sua, que sempre estará ameaçada. O distrito de Molenbeek, na periferia de Bruxelas, é considerado o maior antro de jihadistas da Europa.

O total de vítimas fatais dos atentados de Bruxelas foi reduzido de 31 para 28. Os outros três mortos eram terroristas suicidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

prioridade dos policiais será encontrar o/os fornecedor(es) dos produtos químicos. quem fornece acetona, agua oxigenada produtos cosméticos também forneceria glicerina ( sabonete ) e acido nítrico ( limpeza ). pronto, nitroglicerina suficiente para destruir a sede da otan, ou uma usina nuclear.
se já não o fez!?

Nelson Franco Jobim disse...

Em postagem anterior, eu disse que a polícia tenta localizar os fornecedores das substâncias usadas para fabricar bombas.