quinta-feira, 17 de março de 2016

Banco central reduz previsão de crescimento dos EUA

Além de manter a taxa básica de juros inalterada numa faixa de 0,25% a 0,5% ao ano, a Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reduziu ontem sua de 2,4% para 2,2% sua previsão de crescimento para a economia do país em 2016, citando problemas da economia mundial.

Em dezembro, o Fed aumentou suas taxas básicas, praticamente zeradas desde dezembro de 2008 para combater a Grande Recessão. Elas não subiam há quase dez anos, mas a decisão foi criticada por vir num momento de desaceleração da economia mundial, especialmente da China.

Diante da deterioração do cenário internacional, a expectativa é de dois aumentos de juros neste ano, em vez de quatro, o que "reflete as previsões de crescimento mundial e um certo aperto nas condições de crédito", declarou a presidente do Fed, Janet Yellen.

A previsão de inflação para 2016 foi diminuída de 1,6% para 1,2%, mas o comitê de política monetária observa um aumento do núcleo da inflação, excluídos os preços mais voláteis de energia e alimentos. O Fed persegue informalmente uma meta de inflação de 2% ao ano.

O índice de desemprego, hoje em 4,9%, o mais baixo em oito anos, deve cair para 4,7% ao longo do ano e tende a baixar nos próximos dois anos.

Nenhum comentário: