domingo, 14 de fevereiro de 2016

Obama e Putin discutem Síria e Ucrânia por telefone

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, falaram por telefone sobre a guerra civil na Síria e o conflito na Ucrânia, revelaram o Kremlin e o jornal The New York Times. É um degelo na confrontação que o primeiro-ministro da Rússia chamou de "nova guerra fria".

A ligação partiu de Obama. Sobre a Síria, os dois consideraram positiva a reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria que anunciou em 12 de fevereiro um cessar-fogo em uma semana. Há dúvidas se o regime de Bachar Assad vai aceitar a trégua.

Putin destacou a importância de combater o terrorismo e de restabelecer uma relação de trabalho entre os ministérios da defesa dos dois países. Essa relação foi rompida depois da intervenção militar da Rússia na Ucrânia em 2014.

Desde 30 de setembro de 2015, quando começou a intervenção militar da Força Aérea da Rússia na guerra civil da Síria, há uma coordenação para evitar choques diretos, já que os EUA estão bombardeando posições do Estado Islâmico do Iraque e do Levante na Síria e no Iraque.

A Casa Branca e o Kremlin mantêm uma linha telefônica direta desde que a Crise dos Mísseis em Cuba, em 1962, quase levou o mundo a uma guerra nuclear.

Nenhum comentário: