quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Metade das espécies de árvores da Amazônia corre risco de extinção

Cerca de 8,7 mil das 15 mil espécies de árvores catalogadas na Amazônia estão ameaçadas de extinção, adverte a Rede da Diversidade das Árvores Amazônicas, da qual faz parte o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento, com sede em Paris.

No mundo inteiro, a estimativa é que 40 mil espécies de árvores tropicais corram risco de extinção, elevando para 22% o total de espécies vegetais em perigo, alerta uma nova pesquisa feita por 160 cientistas publicada na revista acadêmica Science Advances.

Uma em cada duas espécies de árvores da Amazônia pode desaparecer por causa do desmatamento, adverte o estudo. A ameaça paira sobre 36% a 57% das árvores amazônicas, com consequências desastrosas para a biodiversidade, a economia da região e até o regime de chuvas e a agricultura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A expectativa dos cientistas é que um terço da Floresta Amazônica seja destruída até 2050. Desde os anos 1970s, 20% foram desmatados. Algumas espécies serão extintas antes de serem identificadas e estudadas.

Nenhum comentário: