sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

EUA ataca Estado Islâmico na Líbia

Caças-bombardeiros dos Estados Unidos bombardearam hoje um suposto centro de treinamento da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na cidade de Sabrata, na Líbia, matando mais de 30 pessoas, noticiou o jornal The New York Times. O prefeito da cidade falou em 41 mortos.

O principal alvo era Noureddine Chouchane, um tunisiano acusado de articular duas grandes ações terroristas no ano passado, contra o Museu do Bardo, em Túnis, onde 22 pessoas foram mortas, e na praia de Sousse, também na Tunísia, onde 38 pessoas morreram. Não se sabe se ele foi morto, observou o jornal The Washington Post.

Foi a segunda vez em três meses que os EUA bombardearam a Líbia. Há dois dias, o presidente Barack Obama prometeu impedir o Estado Islâmico de se entrincheirar no país, de onde basta cruzar o Mar Mediterrâneo para atacar a Europa.

A base do EI estaria treinando terroristas estrangeiros para cometer atentados na Europa.

Desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011, a Líbia vive em estado de anarquia. No momento, tem dois governos paralelos formados por milícias rivais. As Nações Unidas tentam criar um governo de união nacional para evitar a proliferação de grupos terroristas. Mas não há expectativa de uma solução fácil. Por isso, é possível uma nota intervenção militar no país para impedir que o Estado Islâmico se instale.

Diante da pressão que sofre no Oriente Médio, suspeita-se parte da liderança do EI teria ido para a Líbia, onde o grupo tem hoje cerca de 5 mil militantes.

Nenhum comentário: