quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Colômbia pode oferecer asilo político a Maduro

A Colômbia está examinando a possibilidade de dar asilo político ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu a deputada colombiana María Fernanda Cabal, citada pelo jornal venezuelano El Nacional.

De acordo com a deputada, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) está procurando um lugar seguro para Maduro se ele deixar o poder. Com o colapso iminente da economia venezuelana, Maduro está sob pressão tanto da Assembleia Nacional, dominada pela oposição, quanto do chavismo.

Como o Tribunal Supremo de Justiça derrubou uma decisão do Parlamento que anulava seu decreto de emergência econômica, Maduro tem mais uma chance de enfrentar a pior crise econômica da história da Venezuela. Mas ele insiste em acusar os Estados Unidos e a elite venezuelana de uma "guerra econômica", ignorando sua responsabilidade pela crise.

Maduro, escolhido a dedo pelo finado caudilho Hugo Chávez e pelo ditador cubano Fidel Castro, é o símbolo maior da agonia, da corrupção e da incompetência do chavismo e de seu "socialismo do século 21".

Ontem, a Assembleia Nacional aprovou em primeira votação a anistia para presos políticos. Maduro já avisou que não aceita.

O governo venezuelano repudiou a notícia sobre o possível asilo de Maduro alegando que partiu de deputados uribistas, aliados do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-10), um linha dura e inimigo histórico do chavismo.

Nenhum comentário: