terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

China instala radares em ilhas artificiais do Mar do Sul da China

Depois de transformar ilegalmente recifes em ilhas artificiais, o regime comunista da China instalou radares para fortalecer seu poderio militar na luta pelo controle do Mar do Sul da China, que tem ilhas disputadas por vários países da região, revelou o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede em Washington.

A China já havia instalado mísseis antiaéreos nas Ilhas Paracel, que ficam ao norte das Ilhas Spratlys, onde agora montou radares, deixando clara a intenção de não fazer concessões aos vizinhos assustados com suas crescentes demonstrações de força.

O alerta acontece no momento em que o ministro do Exterior chinês, Wang Yi, inicia uma visita de três dias aos Estados Unidos, onde deve discutir as disputas territoriais no Mar do Sul da China e a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Maior aliada do regime stalinista norte-coreano, a China reluta em enquadrá-lo para usar sua chantagem atômica na concorrência estratégica com os EUA. A Coreia do Norte é uma carta na manga do regime comunista chinês.

Se navios de guerra americanos continuarem cruzando o Mar do Sul da China para reafirmar a liberdade de navegação em águas internacionais, num desafio direto à postura chinesa, Beijim não vai cooperar em outras questões de interesse dos EUA.

Nenhum comentário: