sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cátedra Ayrton Senna será instalada na Universidade de Ghent

Com patrocínio do Instituto Ayrton Senna, a Universidade de Ghent, na Bélgica, instala na próxima quarta-feira, 2 de março, a Cátedra Ayrton Senna, dedicada à avaliação e ao desenvolvimento de capacidades dos jovens.

Há 20 anos, o IAS, presidido por Viviane Senna, irmã do piloto, desenvolve projetos de educação integral, com atenção especial às crianças e uma preocupação não só com o aspecto cognitivo, mas também com os componentes sociais e emocionais.

Dois meses antes de sua morte, em maio de 1994, Senna falou com a irmã sobre o sonho de dar a todas as crianças brasileiras a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial como ele teve.

O instituto nasceu seis meses depois de sua morte. No Brasil, financia uma cátedra no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), a cargo do professor Ricardo Paes de Barros. Em Ghent, o titular será o psicólogo Filip De Fruyt, professor de Psicologia Diferencial e Avaliação de Personalidade, coautor de mais de 170 ensaios acadêmicos.

Suas pesquisas devem se concentrar na avaliação e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em jovens e jovens adultos, examinando como a personalidade, a autoconfiança e as funções cognitivas podem ser avaliadas para aumentar o conhecimento sobre como esses fatores afetam a trajetória dos indivíduos.

Nenhum comentário: